Paisagens Substantivas (Anderson Lucarezi)

por Anderson Lucarezi

(Poeta, mestre em Letras Estrangeiras e Tradução - FFLCH/USP)








PAISAGEM ABORTADA.

grafite sob pixo: dignidade DRAG QUEEN,

(desafio [não fosse publicidade] ao mundo

exterior à liberdade das cadeias, onde,

dizem as trans, pode-se ser quem se é)

o rosto-madona desvela: ventre (saco) aberto,

plástico, debaixo do viaduto: rumo à sarjeta,

o chorume – imprime – à calçada – um mapa

à semelhança da América do Sul,

paisagem pronta para o saque.

aceito débito, algum humor, até,

luzes no abismo | H-O-T-E-L |

houvesse tempo, não fosse o trovão:

enxurra – súbito – a chuva,

voragem violadora, empantana,

inteira, a cidade, explicita,

como faz o retesar de boca

daquele pedestre, os rápidos

de veneno, correntes da célula ao céu.

PAISAGEM ÁVIDA.

colunas sustentam o estertor da cidade.

elevado / degradado – o viaduto

por cima do cenário.

“cinza” não dá conta; diga-se “gris”,

por ressoar o ranger de dentes,

grito dos | GRAFISMOS | sobre concreto áspero:

é a raiva da ralé da metrópole.

murais >>> expressos >>> gráficos cobrem prédios,

brada – a drag – braços abertos

até o término do contrato cobri-la de tinta.

não fosse obsoleto versar corações,

diria ser >> este << grafite pixado.

o arco-íris, feito pincel, guirlanda o halo

ao redor do bairro queer cult,

reduto de orgânicos, QR codes,

pink money, gag the fag (no APP) – e ali

sibila, suspensa, à janela, a jiboia

variegata!, wannabe cipó

que traga machos pra furar a quarentena,

é o desejo daquele morador

interdito pelo medo do cancelamento.

(...)

PAISAGEM CHORADA.

aquilo de temperança na palavra altitude,

zona de neblina aos casais no fluxo

/ subida – fondueselfie – sexo – so long /

alheios à paragem (não esquecer,

é no Alto do Lajeado, desterro telúrico,

que as coisas acontecem)

e ao fato de seu nome, Mantiqueira,

gravura da realidade imediata,

por exemplo: chora, a serra, na estrada,

a efemeridade das hortênsias, terra,

deslizamento, geomância, resposta,

talvez, a que será de tudo.

Campos do Jordão, 2019


Colagem: Dhyogo Oliveira